Mulheres recebem acompanhamento em programas municipais de Oriente

Só este ano, até outubro, foram mais de 280 acidentes com fogos, segundo o SUS. (Foto: Fundo Social de Solidariedade de Oriente)

O Fundo Social de Solidariedade de Oriente realizou o primeiro encontro deste ano de gestantes do grupo “Cegonha Solidária” e de mães do projeto “Aventuras de Mãe”. As iniciativas servem para proporcionar um ambiente acolhedor e informativo para as moradoras da cidade.

Segundo a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Gleise Castilho Moris, os projetos reiteram o compromisso em promover a saúde integral das gestantes, dos bebês e mamães, oferecendo não apenas cuidados físicos, mas também apoio emocional e informativo ao longo dessa fase na vida das mulheres. 

“É fundamental oferecer suporte e informações para as futuras mamães. A troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas contribuem para o bem-estar das mulheres durante a maternidade, sejam elas de primeira viagem ou não”, ressaltou Gleise. “Os encontros também proporcionam um momento valioso para as gestantes e mamães criarem laços para se apoiarem mutuamente durante a jornada da maternidade”, completou a presidente do Fundo Social.

Segundo o Ministério da Saúde, as gestantes devem procurar a unidade de atenção básica mais próxima para avaliação de inclusão nas consultas de pré-natal. O objetivo é assegurar o desenvolvimento saudável da gestação, permitindo um parto com menores riscos para a mãe e para o bebê. Aspectos psicossociais são também avaliados e as atividades educativas e preventivas devem ser realizadas na cidade onde mora. A mulher grávida deverá iniciar o pré-natal preferencialmente até a 12ª semana de gestação.

Em Oriente, o Fundo Social de Solidariedade atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h, na rua Antonio Monteiro Teixeira, 354.

Leia também