Esta semana será marcada pela chegada da oitava onda de calor no país, situação que coloca em alerta máximo a população para o comprometimento do abastecimento de água e potencial risco para novos incêndios, alertam os institutos de meteorologia. O fenômeno causado por um bloqueio atmosférico, que impede a formação de nuvens de chuva, deve se manter ativo até a segunda semana de outubro, elevando as temperaturas acima dos 40°C em determinadas regiões, incluindo Marília.
As altas temperaturas não só aumentam o consumo de água pela população, como também reduzem o volume de captação disponível nas nascentes, o que levou a concessionária RIC Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto de Marília, a colocar em prática o PAI (Plano de Ação Imediata), para garantir a continuidade do abastecimento.
Uma das medidas é o aprofundamento do Poço “PSG.02 – Águas do Norte”, localizado na zona Leste da cidade, que irá proporcionar um acréscimo de vazão de 80 mil litros por hora no sistema de abastecimento.
Já na região Norte, uma área historicamente afetada pela falta d´água, a concessionária informa que está providenciando a montagem de equipamentos para operar um novo poço profundo, que deverá fornecer 100 mil litros de água por hora, aumentando significativamente a capacidade de abastecimento na região.
Além disso, a empresa irá atender demandas emergenciais com o uso de caminhões-pipa, que serão direcionados prioritariamente para hospitais, escolas, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e residências com clientes que tenham necessidades médicas especiais.