Novo caso de meningite é confirmado em Marília

A Prefeitura de Marília divulgou a confirmação de mais um caso de meningite neste ano.

De acordo com informações do Informe Semanal dos Agravos de Notificação Compulsória da Vigilância Epidemiológica, com dados até o dia 29 de julho, a cidade conta com 16 casos confirmados da doença e uma morte em 2023.

No ano passado, Marília registrou 35 casos da doença, com notificações em 15 bairros, além de quatro óbitos.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, entre 1º de janeiro e 22 de maio de 2023, foi registrado um aumento de 24,5% no número de pacientes com meningite em relação ao mesmo período 2022, passando de 1.363 casos para 1.698 em todo o estado.

O número de óbitos, no entanto, caiu de 154 em 2022 para 113 neste ano, uma redução de 26,7% no mesmo período – tendência seguida por Marília.

IMUNIZAÇÃO/ A vacina já faz parte da rotina de imunização das crianças com menos de um ano de idade, que recebem duas doses, aos três e cinco meses de vida e um reforço, preferencialmente aos 12 meses.

O intervalo recomendado de oito semanas entre as doses iniciais nunca deve ser menor que quatro semanas.

Atualmente, há também uma recomendação para a vacinação com a meningocócica C em crianças com menos de 10 anos e profissionais da saúde. Em Marília, os postos de saúde vacinam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Leia também