sábado, 2
de
agosto
de
2025
🌞 14°C

Novos negócios avançam e região de Marília supera média estadual em criação de empresas

Na região de Marília, no primeiro semestre de 2025, foram abertas 2.883 novas empresas - Foto: Unsplash

O empreendedorismo mantém ritmo acelerado no estado de São Paulo, com destaque para a região de Marília. Segundo dados da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entre janeiro e junho de 2025, foram abertas 2.883 novas empresas na região, um aumento de 18,25% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 2.438 novos negócios.

O avanço acompanha a tendência estadual, que registrou a constituição de 201.546 novas empresas no primeiro semestre deste ano – crescimento de 15,5% em comparação a 2024, quando houve 174.501 aberturas. O saldo líquido de empresas em São Paulo, resultado da diferença entre aberturas e baixas, também teve expressivo aumento, alcançando 123.934, número 22,12% maior em relação aos seis primeiros meses do ano anterior.

Na região de cobertura do jornal O DIA, o município que mais se destacou foi Marília, com 912 novas empresas abertas, ante 745 no mesmo período do ano passado. Vera Cruz também teve um salto significativo, com 22 novas empresas, frente a 11 no primeiro semestre de 2024. Outros municípios de destaque foram Oriente, que saiu de 4 para 7 novas aberturas; Herculândia, que teve leve aumento de 11 para 12 registros; Queiroz, de 2 para 3; e Ubirajara, de 6 para 10.

Por outro lado, algumas cidades apresentaram estabilidade ou queda nas aberturas de empresas, como Alvinlândia, que manteve 2 novos negócios nos dois períodos; Quintana, que passou de 10 para 9 empresas; Oscar Bressane, de 6 para 5; Ocauçu, de 5 para 3; Pompeia, que teve redução mais acentuada, de 63 para 46; e Lupércio, de 5 para 2 empresas abertas.

Para especialistas, os números recordes – os maiores desde o início da série histórica em 1998 – comprovam o ambiente favorável ao empreendedorismo, impulsionado pela desburocratização dos processos de abertura de empresas e pelas oportunidades geradas pelo mercado local.

“O estado de São Paulo tem vocação e potenciais gigantes para gerar novas empresas. Estamos desburocratizando cada vez mais o processo de abertura, como determina o governador Tarcísio de Freitas, para que os empreendedores possam crescer e contribuir na geração de renda e emprego, movimentando nossa economia”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima.

Já o presidente da Jucesp, Marcio Massao Shimomoto, destaca que os dados demonstram o fortalecimento do ambiente de negócios em São Paulo. “Esses números mostram que o Estado segue firme como motor do empreendedorismo brasileiro. Nosso compromisso é continuar modernizando e facilitando o processo de formalização para que cada vez mais empreendedores possam tirar suas ideias do papel com segurança e agilidade”, declara.

Os resultados positivos também são reflexo de programas estaduais que buscam a modernização da máquina pública, como o “SP na Direção Certa”, que reúne ações voltadas à eficiência nos gastos e ampliação da capacidade de investimento.

Leia também