domingo, 21
de
setembro
de
2025
🌞 32°C

Obra reduz percurso diário de alunos e moradores da região da Fazenda Primavera

A Prefeitura de Marília concluiu a manutenção da estrada rural da Ponte do Córrego Birigui, que liga o distrito de Rosália ao município de Getulina, na região da Fazenda Primavera. A obra foi realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, com apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e trouxe mais segurança e praticidade para motoristas, trabalhadores rurais e, principalmente, para o transporte escolar.

Antes da intervenção, o ônibus que levava os alunos da Fazenda Primavera até a escola em Rosália precisava percorrer um desvio diário de 80 quilômetros. Com a conclusão dos serviços, o acesso foi reduzido para apenas 4 quilômetros, garantindo mais conforto, rapidez e tranquilidade para estudantes e famílias da região.

No local havia uma ponte de madeira que, com o desgaste do tempo, dificultava a passagem. Agora, a nova estrutura recebeu recomposição do talude, reforma da cabeceira e reforço no aterro, além da contenção, em uma extensão de 40 metros de comprimento e 15 metros de altura, assegurando maior estabilidade e durabilidade à estrada.

As obras fazem parte de um amplo programa de recuperação de estradas vicinais em Marília. Distritos como Rosália, Dirceu, Amadeu Amaral, Avencas e Fazenda do Estado estão recebendo intervenções de manutenção e recuperação, incluindo a conclusão da ponte da vicinal de Dirceu (ponte “vicinal Marília‑Dirceu”, MAR‑106 / ponte 31), que liga a vicinal ao distrito de Dirceu, ao bairro Flórida e a Rosália, com interligação à rodovia SP‑333.

A Prefeitura também realiza obras em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, como a recuperação da vicinal MAR‑010, que liga Marília ao distrito de Rosália. O investimento estimado para essa obra é de R$ 6,8 milhões, abrangendo 12,95 km de extensão, dentro do programa “Novas Estradas Vicinais”, que financia melhorias em trechos estratégicos.

No total, Marília conta com cerca de 50 pontes e 370 quilômetros de estradas rurais, de acordo com levantamento da Prefeitura. Em 2025, as secretarias de Agricultura e Obras intensificaram as intervenções nesses trechos, priorizando manutenção, recuperação de pontes e aterros, transporte escolar e o escoamento da produção agrícola.

Leia também