Ocauçu tem Ideb de 7,6 e supera indicador do país e do estado de SP

Ocauçu é destaque no resultado do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que avalia a qualidade da educação no Brasil. O município, nos anos iniciais do ensino fundamental, obteve a nota 7,6 e superou os indicadores do país e do estado de São Paulo. Os números foram divulgados no último dia 14 pelo MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O resultado obtido pelo município no Ideb 2023, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, é o melhor desde o ano de 2007. Na avaliação anterior, de 2021, por exemplo, Ocauçu conquistou a nota 6,1 e na de 2019 de 7,1. 

Na comparação feita pelo O DIA nas notas dos municípios da área de cobertura do periódico, Ocauçu é o destaque, superando inclusive Marília, que teve nota 6,9. Pompeia é a que mais se aproximou, com Ideb de 7,4. O indicador do país é de 6,0 e do estado de São Paulo é de 6,5. No caso da nota nacional houve avanço em relação a 2021, quando o indicador atingiu 5,8. Já no estado, na mesma comparação, também ocorreu melhora, pois no Ideb anterior a nota atingida foi de 6,3.

No caso dos anos finais do ensino fundamental, a nota obtida por Ocauçu foi de 5,4. O Ideb foi criado em 2007 para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. É uma medida composta por resultados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb. Ocauçu, no Saeb, que é realizado a cada dois anos, obteve a nota de 7,63 no ano de 2023.

Leia também