Oriente conquista nota máxima em Ranking do Tesouro Nacional

Município fica entre os melhores em ranking que analisa dados contábeis e fiscais. Foto: Divulgação

Oriente conquistou nota máxima no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi, o Ranking Siconfi. A lista é estruturada pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) e o objetivo é avaliar a qualidade de informações, relatórios e demonstrativos fiscais enviados pela União, estados e municípios.

Com Nota “A”, Oriente alcançou 97,2% na média dos quatro critérios avaliados, ficando acima de diversas cidades da região, inclusive Marília, que chegou a 89,9%.

O primeiro deles, denominado “Dimensão 1 – Gestão da Informação”, analisa aspectos como o envio das declarações, prazos e retificações realizadas. Nele, o município atingiu pontuação de 99,39%.

Já em “Dimensão 2 – Informações Contábeis”, que avalia os dados recebidos em relação às regras do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a cidade pontuou 96,88%. A avaliação “Dimensão 3 – Informações Fiscais” agrupa verificações relacionadas às adequações diante do Manual de Demonstrativos Fiscais e Oriente recebeu 90,91% de aprovação.

Por fim, a gestão municipal atingiu 100% no quesito “Dimensão 4 – Informações Contábeis x Informações Fiscais”, que efetua o cruzamento de todas as informações, avaliando a igualdade de valores entre demonstrativos diferentes.

Em nota enviada ao jornal O DIA, o prefeito de Oriente, Matheus Moris, comemorou a conquista. “Esse sucesso é o reflexo do nosso compromisso com a gestão séria e eficiente, garantindo um alto nível de confiança e transparência nas relações com os órgãos públicos e nossos cidadãos. É mais que um resultado; é a prova de que o respeito ao dinheiro público é a base do nosso mandato”. O chefe do Executivo ainda agradeceu aos membros do funcionalismo pela dedicação diária.

Leia também