quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
☁️ 21°C

Oriente participa de Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses

Do início do ano até agora 155 pessoas foram infectadas pela doença em Oriente (Foto: Governo de SP)

Oriente é uma das cidades do Estado que se prepara para participar, na próxima semana, das ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e de outras doenças. A Secretaria de Estado da Saúde informou que está promovendo, entre os municípios, a Semana Estadual de Mobilização contra as Arboviroses, com o objetivo de intensificar as ações preventivas diante das mudanças climáticas, como o aumento de temperatura, chuvas e umidade.

De acordo com o Governo de São Paulo, a ação nesta época é considerada essencial para prevenir e conscientizar a população, municípios, e organizações públicas e privadas sobre as prevenções e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Por isso, entre 11 e 16 deste mês, será realizada uma força-tarefa, mobilizando os moradores sobre a importância de adotar os cuidados necessários.

O Painel de Monitoramento da Dengue, gerenciado pelo Centro de Operações de Emergências de São Paulo, mostra que em Oriente, do início do ano até agora, 155 pessoas foram infectadas pela doença. Mais de 300 casos foram notificados e quase 150 descartados. Nenhuma morte foi registrada ou está sob investigação.

Ainda de acordo com os dados divulgados pela plataforma estadual, a cidade ficou sem registrar novos casos de julho a setembro deste ano, ao longo de quase dez semanas epidemiológicas. O mais recente foi confirmado no mês passado. Já as mulheres foram as mais afetadas pelo mosquito transmissor ao longo deste ano, com 84 casos entre o grupo feminino. Entre os homens, 67 pessoas ficaram doentes. A faixa etária mais infectada é a de 50 a 64 anos, com 40 casos registrados, seguida pela de 20 a 34 anos, com 32 confirmações.

Até o dia 5 de novembro, o Estado registrou mais de 2 milhões de casos e 1.899 óbitos provocados pela dengue.

Leia também