Oriente pretende manter o índice de acidentes com pipas na estaca zero

Nenhum acidente foi registrado com pipas nas redes elétricas de Oriente de janeiro a maio deste ano. O ótimo índice no levantamento da concessionária que administra o fornecimento na cidade foi divulgado a poucos dias do início das férias escolares no mês de julho. É principalmente neste período quando, infelizmente, alguns casos costumam acontecer.

Para tudo ocorrer bem durante a brincadeira, a CPFL Paulista faz alertas e dá dicas de segurança que envolvem, em primeiro lugar, a distância em relação à rede elétrica. O cuidado redobrado se justifica pelo risco de acidentes graves e pelos transtornos à população que a interferência na fiação pode causar.

Os locais ideais para empinar pipa são campos abertos e longe da rede. Nos ambientes urbanos, canteiros de rodovias e avenidas devem ser evitados, onde não só a fiação exige atenção, mas também o tráfego de veículos que acrescenta outro risco, o de atropelamentos. E se, durante a brincadeira, a pipa enroscar na fiação ou cair próximo a equipamentos elétricos, a orientação é para não tentar tirá-la.

“Qualquer pessoa que se aproxima da rede, utilizando objetos para facilitar o alcance da pipa, se expõe ao risco de sofrer descargas elétricas. Um choque pode ser fatal”, avisa Marcelo Henrique de Biazzi, gerente de Saúde e Segurança da concessionária. No ano passado, no mesmo período, um acidente havia sido registrado em Oriente.

A orientação no caso de qualquer interferência de pipas sobre a rede elétrica é entrar em contato com o serviço emergencial da empresa, pelo telefone 0800 010 1010. Equipes serão encaminhadas para remover os artefatos enroscados nos cabos ou caídos sobre equipamentos de energia. 

Leia também