Pacote com medidas para o meio ambiente é criado no Estado

Ações serão integradas entre diversos órgãos, sob coordenação da Defesa Civil. Foto: Governo de São Paulo

Um plano de integração de sirenes de alerta do nível dos rios que podem provocar cheias para avisar os moradores antes de uma possível enchente. Esse é um dos itens que compõem um pacote de ações para diminuir os efeitos das mudanças climáticas no Estado e anunciado pelo Governo de São Paulo na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

As ações serão integradas entre diversos órgãos, sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e da Defesa Civil. Outra novidade anunciada é o lançamento do ciclo 2024-2025 do programa Rios Vivos, que trabalha com a revitalização de cursos d’água, tanto na Capital, quanto no interior e litoral.

A nova fase prevê um investimento de R$ 250 milhões nos próximos 12 meses, com potencial de atender até 250 rios, córregos e ribeirões em 150 municípios. Para aderir, as prefeituras precisam atender a critérios de elegibilidades disponíveis no site daee.sp.gov.br/site/riosvivos.

Também foi criado o Conselho Estadual de Mudanças Climáticas. De caráter consultivo e composição tripartite, o grupo terá a missão de acompanhar e monitorar a implementação da estratégia climática da gestão estadual.

O conselho será formado por 18 membros titulares e respectivos suplentes, sendo seis representantes de órgãos e entidades governamentais, seis representantes de municípios e seis da sociedade civil (dois representantes de uma organização socioambiental com atuação na área de mudanças climáticas, dois de universidades públicas paulistas e dois da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Leia também