O pagamento do 13º salário deve injetar na economia local até R$ 300 milhões, segundo estimativa divulgada ao O DIA pelo superintendente da Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília), José Augusto Gomes. A primeira parcela da gratificação deve ser paga pelas empresas até o próximo dia 30. “É o que calculamos para Marília e cidades em um raio de 50 quilômetros. É um recurso que faz diferença para as vendas do comércio e logo na sexta-feira teremos a abertura em horário especial, em razão da Black Friday”.
O pagamento do décimo terceiro salário é um direito garantido por lei a todos aqueles que têm carteira de trabalho assinada. Na primeira parcela, o valor pago pelas empresas é a metade do salário bruto, sem os descontos dos impostos (INSS e Imposto de Renda). Já a segunda parcela deve ser quitada até 20 de dezembro e tem os abatimentos dos tributos.
Nesta sexta-feira, dia 29, as lojas do comércio central vão funcionar até as 22h para que consumidores aproveitem as ofertas da Black Friday. O cenário é de otimismo e é esperada uma elevação de 7% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior pela associação comercial. No sábado (30), as lojas voltam a abrir em horário especial, mas até as 17h.
Conforme o superintendente da Acim, os produtos mais desejados pelos consumidores são os eletroeletrônicos, mas o comércio como um todo acaba aproveitando e pegando “carona” nas vendas. “Criam promoções e condições especiais de pagamento. Os supermercados oferecem também grandes descontos, especialmente em bebidas e alimentos. Então, todo o comércio sai ganhando”.
Durante a Black Friday, o Procon de Marília contará com plantão das 6h às 22h, com três equipes de fiscalização de prontidão para coibir e punir as irregularidades denunciadas pelos consumidores e saná-las o mais rápido possível.