Com o início do período de chuvas, a concessionária que administra a rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, a SP-294, que passa principalmente pela região Norte de Marília, emitiu um alerta aos motoristas para redobrar a atenção ao dirigir em pista molhada. De acordo com a Eixo SP, nestas condições, a segurança no trânsito depende diretamente de atitudes preventivas tanto na condução quanto na manutenção do veículo.
Segundo a empresa, uma das principais medidas a serem adotadas pelos motoristas é a redução da velocidade. Para Raquel Fernandes Monteiro, coordenadora de Operação de Tráfego da Eixo SP, a pista molhada diminui a aderência dos pneus ao solo, aumentando o risco de derrapagens e perda de controle do veículo. Raquel lembra que manter uma distância segura do carro à frente é importante, pois o tempo de frenagem pode ser maior em superfícies molhadas.
Outro ponto que deve ser destacado é o uso correto dos faróis. É sempre recomendável manter os faróis baixos acesos para permitir que o veículo seja visto com mais facilidade. Ao contrário, o uso de faróis altos deve ser evitado sempre, pois o reflexo da luz na chuva pode atrapalhar a visão do motorista que segue no sentido oposto. Se a chuva for muito intensa e a visibilidade estiver prejudicada, a recomendação é parar o veículo em um local seguro, como postos de serviço ou áreas de descanso, e aguardar até que as condições melhorem. “Jamais o motorista deve parar no acostamento, pois é um local onde há risco de colisões com outros veículos”, adverte Raquel.
De acordo com o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas de São Paulo), nos primeiros cinco deste mês já choveu em Marília 80,26 milímetros. Mais do que o mês de outubro inteiro, quando choveu 64,24 milímetros e quase quatro vezes mais da quantidade de água que caiu na cidade em setembro, quando foram somados 21,85 milímetros.