Pessoas sem deficiência auditiva podem se inscrever em curso online de Libras

Estão abertas as inscrições para o curso online e de graça de Libras (Língua Brasileira de Sinais), realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o CTI (Centro de Tecnologia e Inovação), para pessoas com 18 anos ou mais de Marília e região.

Serão três turmas ministradas por quatro professores surdos: uma com aulas às segundas, quartas e sextas feiras, das 19h às 22h e com início no dia 14 deste mês; outra às terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, começando em 18/07; e outra aos sábados, das 08h às 12h, com início no dia 15, também em julho.

O conteúdo tem quase 30 temas: O que é libras; Identidade surda; Cultura surda; Comunicação: surdo x ouvinte; Regionalismos na libras; Sistema de notação da libras; Alfabeto manual; Sinais pessoais; Cumprimentos/saudações; entre outros.

O curso tem vagas limitadas com o total de 40 horas, divididas em 30 horas ao vivo pela internet e 10 horas de atividades extras. É necessário o uso de câmera durante as aulas. Para receber o certificado de participação, é preciso ter frequência mínima de 75% das aulas ao vivo, e atingir média final 5,0 ou superior.

A iniciativa tem como objetivo ensinar Libras a pessoas sem deficiência para ampliar a comunicação com as mais de 492,9 mil pessoas com deficiência auditiva que vivem no Estado, de acordo com os índices da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A capacitação já qualificou 22,4 mil pessoas de 398 municípios do Estado.

Leia também