domingo, 28
de
junho
de
2026
🌞 16°C

Pompeia é selecionada em coletânea estadual sobre envelhecimento saudável

Pompeia foi um dos 23 municípios paulistas selecionados para integrar a Coletânea de Práticas Inspiradoras em Envelhecimento: Contribuições do Estado de São Paulo, publicação lançada nesta semana, em São Paulo, com experiências e políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável.

O município foi incluído na coletânea pelo trabalho desenvolvido no CLA (Centro de Longevidade Ativa), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico. O serviço foi indicado como prática exemplar na área de atenção à pessoa idosa.

O CLA desenvolve ações voltadas ao envelhecimento ativo, à convivência, ao fortalecimento de vínculos e à promoção da qualidade de vida da população idosa. Com a seleção, as experiências realizadas em Pompeia passam a integrar uma publicação que será disseminada no Estado e poderá servir de referência para outras cidades.

Durante o evento, representantes de Pompeia também apresentaram à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo o livro “Histórias que Ficam”, obra que reúne relatos e memórias de idosos atendidos pelo centro. A iniciativa valoriza trajetórias pessoais e contribui para a preservação da história e da identidade do município.

Participaram do lançamento o prefeito Diogo Ceschim, o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Econômico, Lucas Amorim, e os coordenadores do CLA, Leandro Martins dos Santos e Manuela Soares Savério.

A coletânea foi lançada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, por meio do Programa São Paulo Amigo do Idoso, em parceria com a Unesp (Universidade Estadual Paulista), por meio da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), além do apoio da Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e do Sesc Belenzinho.

Leia também