sexta-feira, 11
de
julho
de
2025
🌞 14°C

Pompeia realiza Conferência da Assistência Social com foco no fortalecimento de políticas públicas

Propor diretrizes para o fortalecimento da política de assistência social no município é um dos objetivos do evento - Foto: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Pompeia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico e do Conselho Municipal da Assistência Social, realizou na última segunda-feira (30), no auditório do IDF – Instituto de Desenvolvimento Familiar “Chieko Nishimura”, a 15ªConferência Municipal da Assistência Social, reunindo representantes do poder público, trabalhadores da área, entidades e a população para debater e propor diretrizes para o fortalecimento da política de assistência social no município.

Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, em alusão aos 20 anos do Sistema Único de Assistência Social, o evento foi um espaço democrático de escuta e construção coletiva, reforçando a importância da participação popular na formulação das políticas públicas.

O presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Philippe Gama, destacou a relevância da conferência como instrumento de mobilização e controle social. “Este é um momento essencial para que possamos avaliar as políticas existentes, ouvir a comunidade e traçar caminhos para aprimorar os serviços de assistência social em Pompeia. A participação de todos é fundamental para que o SUAS continue sendo uma rede de proteção efetiva e acolhedora.”

O vice-prefeito Carlos Rogério Barbosa, agora oficialmente nomeado Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e Econômico, valorizou a atuação das instituições do município. “As entidades sociais de Pompeia realizam um trabalho sério, comprometido e fundamental para o bem-estar da população. A conferência é um momento de reconhecer esse esforço e fortalecer, ainda mais, a parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada, para que possamos ampliar a rede de cuidado e acolhimento em nossa cidade.”

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mariana Maranho, também participou do evento e falou sobre a importância da integração entre as ações sociais do município. “A união entre a Prefeitura, o Fundo Social, os serviços da assistência e a sociedade civil é o que nos permite chegar a quem mais precisa. Nosso trabalho é sobre empatia, escuta ativa e ações que transformam realidades.”

A conferência também contou com a presença de Célia Batista de Melo Jorge, Diretora Técnica do Núcleo de Avaliação e Supervisão da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília, que reforçou o trabalho social desenvolvido em Pompeia. “As políticas públicas têm sido, de fato, desenvolvidas em Pompeia, em tão pouco tempo. Indicamos o trabalho no CLA (Centro de Longevidade Ativa) como referência no governo do Estado. Fiz questão de estar presente e participar desse momento de celebração e construção”, destacou.

A programação contou com palestra técnica, grupos de discussão e elaboração de propostas que serão encaminhadas para a Conferência Estadual. O evento reafirmou o compromisso da cidade com os princípios do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e com a construção de políticas públicas mais justas, acessíveis e eficazes.

Leia também