Foi realizado, na última terça-feira (11), em Pompeia, o primeiro evento presencial da Escola de Cidadania e Governança Pública de 2025. Encontro aconteceu às 19h30 na sede do Instituto de Desenvolvimento Familiar – Chieko Nishimura e contou com a palestra da doutora em Administração Pública e Governo pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Andrea Martini Pineda. Ela abordou o tema “Hibridismo Institucional” e, dessa forma, refletiu sobre a trajetória da sociedade civil de Pompeia. Palestrante tem aproximadamente 20 anos de experiência no terceiro setor e participa de organizações internacionais como a ISTR (International Society for Third-Sector Research).
O coordenador do Projeto, Eduardo Almeida, avaliou o encontro de forma positiva. “O evento foi excelente, reunimos aproximadamente 200 pessoas para discutirmos o tema e também assistimos a uma ótima palestra, com uma pesquisadora com muita bagagem sobre o conteúdo.”
A atual turma da Escola de Cidadania é formada por 110 alunos que, desde 2024, recebem capacitação. O próximo evento a ser realizado será a formatura, que ocorrerá no mês de agosto.
No início dessa semana, o prefeito de Pompeia, Diogo Ceschim, recebeu a equipe da Escola de Cidadania e do Projeto Pompeia Visão 2038. “Discutimos a respeito das oficinas que temos na nossa cidade, abordando diversos temas com base na visão 2038, em parceria com o IDF, e sobre futuros projetos para a nossa cidade”, disse.
Pompeia destaca-se pela capacitação inovadora de cidadãos para a governança pública e busca tornar-se o melhor município brasileiro de pequeno porte para se viver, com uma abordagem que inclui colaboração entre governo, setor privado e terceiro setor. A Escola de Cidadania e Governança Pública também promove cooperação intermunicipal, sendo modelo de referência nacional.