Artistas de Queiroz com interesse em participar do PNAB (Programa Nacional de Apoio à Cultura) precisam confirmar a inscrição até amanhã (10), na Secretaria de Cultura do município, localizada dentro da prefeitura, na avenida Rangel Pestana, Centro.
De acordo com o edital publicado no site da administração municipal, será contemplado um grupo artístico, no valor de R$ 11.287,90, e até 19 agentes culturais individuais, de todas as áreas e categoriais, sendo R$ 20 mil divididos de maneira igual, para cada participante selecionado. Contudo, caso haja orçamento e interesse público, ou seja, se existir saldo de recursos do PNAB que venham de outros editais ou rendimentos, as vagas poderão ser ampliadas.
Entre os requisitos, o agente cultural precisa ter contribuído artisticamente para o setor em Queiroz há pelo menos seis meses. O edital considera como agentes culturais aqueles responsáveis por criar, produzir e promover manifestações culturais, como artistas, músicos, escritores, cineastas, dançarinos, artesãos, curadores, produtores culturais, gestores de espaços culturais, entre outros.
O processo seletivo foi dividido em quatro etapas: a primeira, que é a fase de inscrições; a segunda é a de seleção, em que uma comissão analisa os projetos; a terceira, com a convocação dos agentes culturais selecionados na etapa anterior para a apresentação de documentos de habilitação; e a quarta, com a assinatura do termo de premiação cultural. Uma comissão de seleção, formada por servidores públicos municipais de Queiroz, vai avaliar as candidaturas. Segundo o Executivo, essa é a oportunidade de impulsionar a arte local.