O prefeito de Oriente, Geraldo Matheus Moris, anunciou uma série de obras e melhorias que devem ser iniciadas nos próximos meses. A expectativa para 2026 é de avanço na infraestrutura e na oferta de serviços públicos. Em entrevista à Rádio Jovem Pan Marília, nesta terça-feira (28), ele destacou a construção da nova cozinha-piloto, a iluminação do estádio municipal e a liberação de novos recursos para a Saúde.
“Quinta-feira tenho agenda em São Paulo, vamos liberar mais dinheiro para a Saúde. Estamos liberando agora a construção da nova cozinha-piloto e vamos iluminar o estádio municipal. Muitas coisas vão acontecer em Oriente”, afirmou o prefeito.
Segundo Moris, o investimento na nova cozinha-piloto foi possível após autorização do Governo do Estado e doação do prédio onde a estrutura será instalada. A unidade é responsável pelo preparo da alimentação escolar dos alunos da rede municipal.
Além das obras, o prefeito ressaltou o crescimento da rede municipal de ensino, que hoje conta com 46 professores — número mais que triplicado após a municipalização dos anos iniciais do Ensino Fundamental. “Quando começamos, nossa rede tinha 13 ou 14 professores. Hoje, temos 46. Isso porque municipalizamos do 2º ao 5º ano, em um prédio doado pelo Estado, a Escola Aparecida Lopes Ramos”, explicou.
Na área da Educação, outro investimento recente foi a implantação de catracas com leitura facial, medida que visa aprimorar o controle de frequência e reforçar a segurança dos alunos.
O chefe do Executivo também destacou a valorização dos servidores públicos, especialmente os da Educação. Atualmente, 25% da arrecadação municipal é destinada à área, sendo 70% desse valor aplicado na folha de pagamento dos profissionais.
“Avançamos muito na Educação, especialmente em relação ao piso salarial dos professores, que antes nem existia. É claro que os profissionais merecem ganhar ainda mais, mas hoje o salário da rede municipal é digno. Isso representa um importante passo na valorização dos nossos educadores, e precisamos continuar reconhecendo o trabalho que eles realizam”, afirmou.
Moris também comentou a decisão de adiar a tradicional Festa do Peão de Oriente, que costuma ocorrer em novembro, para abril de 2026, priorizando os investimentos em áreas essenciais. “Tem shows que custam muito caro. Existem outras coisas muito mais importantes, mas eu entendo também que o povo precisa de atração”, disse.
O gestor encerrou a entrevista com um alerta aos homens de Oriente sobre a Campanha Novembro Azul, de conscientização sobre a saúde masculina e prevenção do câncer de próstata. “A gente oferece a oportunidade de fazer o exame preventivo, mas ainda tem muita gente que não vai. É preciso se cuidar”, concluiu.