Será encerrada no final deste mês a licitação aberta pela Prefeitura de Alvinlândia para contratar empresa especializada na instalação de sistemas de produção de eletricidade através da conversão fotovoltaica. Ou seja, a geração de energia por meio dos raios solares. O contrato tem custo inicial de mais de R$ 650 mil.
De acordo com a proposta da administração municipal, serão dois sistemas de microgeração instalados em telhados dos prédios públicos da cidade. A potência total estimada é de 150 kilowatt, com geração mínima total de 23.000 kilowatt-hora em média por mês.
A instalação ou adequação dos padrões de entradas de medição de energia elétrica, fornecimento do projeto, equipamentos e materiais, mão de obra, instalação e garantia de funcionamento do sistema para produção de energia solar serão de responsabilidade da empresa. A vencedora da concorrência também precisará legalizar a mudança junto à concessionária que administra a rede elétrica de Alvinlândia. A escolha da empresa está prevista para ser realizada no dia 30.
No documento divulgado, o Executivo sugere a instalação dos equipamentos no Paço Municipal e na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “José Bonifácio do Couto”. Mas a administração afirma que os locais deverão ser avaliados pela empresa contratada para definição da melhor viabilidade no recebimento da geração fotovoltaica, considerando as melhores condições estruturais das edificações, já que os sistemas serão instalados nas coberturas das unidades.
A duração do contrato será de seis meses e o prazo para execução dos serviços de 90 dias, a partir da emissão da ordem de início.