domingo, 10
de
agosto
de
2025
⛅ 12°C

Prefeitura de Marília dá ordem de serviço para a construção do Vale dos Dinossauros

Canteiro de obras tem a supervisão dos engenheiros para execução do projeto. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Marília, por meio das Secretarias Municipais de Infraestrutura e do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, assinou, nesta quinta-feira (27), a ordem de serviço para o início da construção do Parque Vale dos Dinossauros. A empresa Asf Engenharia e Negócios Ltda EPP, vencedora da licitação, ficará responsável pela execução das obras, que serão realizadas na Rua Augusto Genta, no Jardim Portal do Sol.

O valor do investimento será de R$ 509.699,33, integralmente repassado pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, órgão ligado ao Governo do Estado de São Paulo. O montante é proveniente de um convênio firmado entre a Prefeitura de Marília e a Secretaria de Turismo e Viagens, com recursos do Fundo de Melhorias dos Municípios Turísticos, destinados exclusivamente para a construção do Parque Vale dos Dinossauros. A previsão é de que a obra seja concluída em até seis meses.

O Parque Vale dos Dinossauros ocupará uma área de 3.930,52 m², situada na Via Expressa Sampaio Vidal, entre as ruas Maria Ferreira Furlanetto, Augusto Genta e Guido Cola, no prolongamento do bairro Portal do Sol. A nova praça será um espaço de lazer temático para a região Sul da cidade, com uma vista privilegiada para o Vale dos Dinossauros, que ficará localizado do outro lado da rua. O projeto inicial inclui a instalação de mobiliário urbano, como bancos de concreto, equipamentos de ginástica, um deck para contemplação do vale, e garantirá acessibilidade, além de um paisagismo especial e identidade visual que remete à imagem da cidade como um centro de atração de dinossauros.

A obra envolverá a execução de serviços preliminares, muretas de infraestrutura e supraestrutura, pisos e calçamentos, revestimentos e pinturas, instalação de equipamentos e mobiliários, guarda-corpos e corrimãos, paisagismo e instalações elétricas para iluminação pública.

Os projetos a serem desenvolvidos com os recursos do Estado foram escolhidos em conjunto pelo Poder Executivo e pela sociedade civil, por meio do Conselho Municipal de Turismo, com base nas diretrizes do Plano Diretor de Turismo de Marília. O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) destacou que o governo está sempre aberto ao diálogo com a população. “Queremos ouvir a população e realizar os melhores projetos para a cidade. Ao mesmo tempo, continuamos em contato com o Governo do Estado de São Paulo, deputados estaduais e federais, buscando investimentos para Marília. Com a credibilidade que temos, vamos trazer muitas conquistas para a nossa cidade”, afirmou.

Para o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Vitor Gazola, o Parque representa mais um avanço para o município, após Marília ter conquistado o título de Município de Interesse Turístico. “Esse projeto beneficiará tanto a população local quanto os visitantes. A área, antes subutilizada, se transformará em um novo espaço de lazer, recreação, socialização e contemplação da natureza, com uma vista deslumbrante do vale”, comentou Gazola.

Projeções positivas para o turismo

O setor de turismo no Estado de São Paulo tem apresentado crescimento contínuo e, em 2025, é esperado que o Produto Interno Bruto (PIB) do turismo ultrapasse os R$ 340 bilhões, representando um aumento de 3,65% em relação ao ano anterior. Para este ano, a estimativa é que 51 milhões de turistas circulem pelo estado, sendo 48,5 milhões de turistas domésticos e 2,5 milhões internacionais. Esses números foram projetados pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo, vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Leia também