segunda-feira, 13
de
janeiro
de
2025
⛅ 18°C

Presidente do Fundo Social de Solidariedade faz balanço das ações realizadas em Oriente

Presidente do Fundo Social com a doação de cobertores que foram entregues aos moradores (Foto: Divulgação)

Neste fim de semana, será realizada a última “FeirArte” do ano em Oriente, com a exposição de uma grande variedade de produtos artesanais, com iniciativa da economia criativa local. O evento, que ocorre neste sábado (7) e domingo (8), a partir das 20h, na praça da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, tem organização do Fundo Social de Solidariedade, que ao longo do ano promoveu diversas ações que contribuíram com a comunidade.

Em entrevista exclusiva ao O DIA, a presidente da entidade e primeira-dama do município, Gleise Castilho Moris, destacou as realizações de 2024, como a “FeirArte”, a campanha do agasalho, diversos cursos de capacitações, o projeto “Cegonha Solidária”, “Arraiá Social” e a ação de doações para o Rio Grande do Sul, que neste ano viveu uma calamidade com as chuvas. “Movida pela solidariedade, arrecadamos cerca de 1 tonelada em donativos que foram enviados a Caxias do Sul para serem entregues às famílias vítimas dos desastres climáticos”, destacou Gleise.

O Fundo Social de Solidariedade de Oriente também encerra 2024 com mais de 60 cursos realizados, com cerca de 1.200 participantes. Só em outubro, foram oferecidas 15 capacitações, com quase 300 pessoas matriculadas. Já o projeto “Cegonha Solidária” atendeu neste ano 47 mulheres e, desde 2021, já ajudou mais de 200 famílias. O acompanhamento envolve o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e a Secretaria de Saúde e acolhe as gestantes com encontros mensais. Após o parto, as participantes recebem um kit maternidade. “Depois tem outro projeto que envolve as mães do ‘Cegonha Solidária’, até a criança completar um ano de vida. Também com encontros mensais, tem como objetivo acolher a mulher durante seu puerpério e orientar e acompanhar o primeiro ano de vida do bebê”, explica a presidente do Fundo Social. Para o próximo ano, 11 mulheres já estão na lista para serem acompanhadas durante a gravidez.

“É uma honra poder estar à frente do Fundo Social de Solidariedade de Oriente. Tenho muito a agradecer a cada um que nos ajudou a oferecer um pouco de acalento às famílias em situação de vulnerabilidade social da nossa cidade. Cada doação que beneficiou nossa população nas áreas de amparo social, saúde e bem-estar fez a diferença. Juntos, somos mais fortes, pois a solidariedade é o combustível para mudar o mundo”, disse Gleise Castilho Moris, ao agradecer a população de Oriente e região.

Leia também