segunda-feira, 7
de
julho
de
2025
⛅ 11°C

Procon de Marília moderniza atendimento com nova plataforma digital

Plataforma digital permitirá o registro de reclamações à distância. Foto: Divulgação

O Procon de Marília firmou uma nova parceria com a Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado, para ampliar o uso de ferramentas digitais no atendimento à população. A principal novidade é a adesão ao sistema Procon-SP Digital, que permitirá que todo o processo de reclamação do consumidor seja feito de forma online.

Segundo a diretora da unidade local, Valquíria Galo Febrônio Alves, a iniciativa tem como objetivo tornar o atendimento mais ágil, transparente e acessível. “Com o novo sistema, todo o processo poderá ser feito digitalmente, desde o primeiro contato até a audiência de conciliação”, destacou.

Para implantação do novo sistema, os servidores da unidade passarão por um treinamento nos dias 29 e 30 de abril, com especialistas da Fundação Procon. Durante esses dois dias, o atendimento presencial estará suspenso. Ainda assim, a população poderá utilizar o atendimento digital já disponível pela plataforma 1Doc (https://marilia.1doc.com.br/atendimento), onde é possível abrir um protocolo, anexar documentos e iniciar uma solicitação de forma prática, inclusive pelo celular.

A mudança atinge também a área de fiscalização. A partir de agora, os autos de infração passarão a ser lavrados digitalmente, o que deve agilizar o trâmite dos processos e facilitar o acompanhamento dos recursos, como em casos de multas. Em situações mais complexas, os consumidores de Marília poderão contar com a supervisão de especialistas da Fundação Procon-SP e realizar audiências de conciliação de maneira remota.

“Com o uso da tecnologia, esperamos reduzir o tempo de espera no atendimento presencial e diminuir a necessidade de deslocamento até a sede do Procon, localizada na avenida das Indústrias, nº 294. O tempo de espera, que antes podia chegar a uma hora, será reduzido com o agendamento online”, explicou Valquíria. O agendamento do atendimento presencial estará disponível pelo site da Prefeitura e na própria sede, especialmente para quem não tem acesso ao sistema digital.

Leia também