O Procon de Marília realizará uma série de ações neste mês para orientar consumidores e fornecedores durante o período da Black Friday. O órgão de defesa do consumidor, conveniado ao Estado, foi convidado a compartilhar materiais, amplificando a divulgação para alcançar o máximo possível de consumidores. O objetivo é reduzir a quantidade de problemas e reclamações que surgem com a proximidade da data marcada pelas promoções.
Além dos atendimentos presenciais, o Procon divulgará, ao longo de todo o mês de novembro, recomendações para que os consumidores não sejam enganados por ofertas desvantajosas e para que evitem cair em golpes, que também aumentam neste período de grande demanda por compras.
Já o Procon estadual realiza, desde outubro, o monitoramento de preços de 60 produtos em mais de dez sites de e-commerce, para identificar eventuais práticas abusivas ou ofertas indevidas durante a Black Friday. Como ocorre em todos os anos, o número de reclamações aumenta, e o órgão adota uma política de monitoramento prévio de preços, criando um repertório de informações para servir de comparação e referência em casos de ofertas enganosas relatadas por consumidores.
De forma preventiva, o Procon de São Paulo também enviou recomendações para empresas com muitas reclamações e para entidades representativas dos fornecedores, orientando sobre como agir e evitar a repetição de problemas com base nas queixas dos clientes.
PROMOÇÕES /A Black Friday é um evento que promove uma série de descontos em produtos de diversas lojas do Brasil e do mundo. É uma tradição iniciada nos Estados Unidos e que no país se popularizou a partir de 2010, marcando o início do período de compras de fim de ano. A data com promoções é sempre na quarta sexta-feira do mês de novembro.