domingo, 17
de
agosto
de
2025
🌞 15°C

Programa Frente de Trabalho abre novas vagas para moradores de Pompeia

A roçada e a limpeza das áreas públicas reduzem a proliferação de insetos e animais peçonhentos, como mosquitos, aranhas e escorpiões, que podem transmitir doenças - Foto: Assessoria de Imprensa.

A Prefeitura de Pompeia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico, está com inscrições abertas para o Programa Frente de Trabalho, iniciativa de assistência social voltada a pessoas desempregadas. Programa tem como objetivo proporcionar oportunidades de trabalho e geração de renda, além de oferecer qualificação profissional e acompanhamento social individual e familiar. Ação integra o compromisso da administração municipal com a inclusão e o fortalecimento das famílias de Pompeia.

O Programa Frente de Trabalho é uma oportunidade de inclusão social que permite a prestação de serviços de interesse público por até 6 meses, renováveis por igual período. O benefício oferecido varia entre um salário mínimo e R$ 1.800,00. Além disso, os participantes receberão acompanhamento social no Cras e realizarão cursos de capacitação profissional.

Podem se inscrever no programa pessoas que estão desempregadas, que não estejam recebendo seguro-desemprego, com renda familiar de até um salário mínimo por pessoa e que residam no município de Pompeia há pelo menos dois anos. Vale destacar que apenas uma pessoa por família pode ser beneficiada.

Após o preenchimento do formulário de inscrição online, candidatos receberão por e-mail o agendamento para a entrevista social, etapa na qual será feita análise dos critérios para participação no programa.

Em caso de dúvidas, interessados podem procurar atendimento presencial na Secretaria Municipal da Família, Primeira Infância e Juventude, localizada à rua Dr. Durval de Carvalho e Silva, 199, na esquina da Biblioteca Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Link para inscrição: https://forms.office.com/r/aDt6mdqKZT.

BRASIL/Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) levantados pela PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) mostram que o Brasil encerrou o ano de 2024 com 6,8 milhões de pessoas desempregadas. Instituto considera como desempregadas pessoas com idade para trabalhar (acima de 14 anos) que não estão trabalhando, mas estão disponíveis e tentam encontrar trabalho.

Desse total, maioria encontra-se na região Nordeste do país e a minoria na região Sul. Região Sudeste é a terceira com maior número de pessoas desempregadas, seguida pela região Centro-Oeste. O Norte é a segunda região do Brasil que concentra maior número de desempregados. Pesquisa considera ainda o número de desalentados – pessoas que gostariam de trabalhar e estariam disponíveis, mas não procuraram trabalho por acharem que não encontrariam – que chegou a três milhões no quarto trimestre de 2024.

Leia também