Um grupo de 30 policiais femininas do Estado participam do programa Cabine Lilás, que oferece treinamento e capacitação no Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de São Paulo, para garantir um atendimento especializado e humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica. A primeira turma do programa já está atuando na capital e a ação está sendo ampliada para o Interior.
Os atendimentos, por meio de ligações, de Marília e de toda a região são realizados pela central do Copom em Bauru, cidade que receberá profissionais capacitadas. A presença das militares com treinamento especial trará mais agilidade e efetividade na ação policial. A delegada da DDM de Marília, Darlene Rocha Costa, lembra ainda que a sede da Delegacia da Mulher oferece a Sala Lilás, para o suporte presencial das vítimas, uma vez que muitas delas procuram o contato direto.
Durante o treinamento realizado, as policiais têm aulas de psicologia, direito, redes de apoio, medidas protetivas e funcionamento das Delegacias da Defesa da Mulher. Além disso, são ensinados fatores comportamentais na hora de atender a ligação, como a melhor forma de conversar, se expressar e o tom de voz adequado.
Ao final do curso, 20 policiais serão destinadas para os centros de operações da PM do Interior, sendo duas para cada macrorregião: São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Santos, Sorocaba, Presidente Prudente, Piracicaba e Araçatuba. As demais se juntarão à equipe que já trabalham na cidade de São Paulo e na região metropolitana. Ainda não há previsão de quando ocorrerá a distribuição.
VIOLÊNCIA /Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, as Delegacias da Mulher registraram 122 mil boletins de ocorrência em todo o território paulista de janeiro a agosto, sendo 12.143 nos municípios do Interior, todos vinculados a algum tipo de violência contra a mulher, com maior incidência de casos de lesão corporal (2.516), calúnia e difamação (3.191) e ameaça (4.860).