A Prefeitura de Marília, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, trará para a cidade o projeto Cidadania Itinerante nos dias 13 e 14 de junho. Os atendimentos acontecerão em frente ao Ganha Tempo, localizado na avenida das Indústrias, no Centro da cidade.
O Cidadania Itinerante é uma iniciativa que disponibiliza unidades móveis para levar serviços públicos essenciais à população. Ao todo, são três veículos que circulam por cidades do Estado, oferecendo serviços de documentação, acolhimento de denúncias (de discriminação racial, de povos indígenas e de gênero, violência doméstica, entre outros), além de apoio a vítimas de violência e proteção a crianças ameaçadas de morte.
O horário de atendimento em Marília será das 9h às 17h no dia 13 de junho (quinta-feira) e das 9h às 15h na sexta-feira, dia 14. Serão distribuídas 100 senhas por dia, por ordem de chegada, com encerramento uma hora antes do término dos atendimentos. Para participar, o cidadão deve apresentar o número do CPF.
Segundo o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), a presença do projeto reforça o bom relacionamento do município com o governo estadual. Ele destacou que Marília está sendo recolocada no roteiro de investimentos do Estado, trazendo todos os projetos possíveis para beneficiar a população.
Entre os serviços oferecidos estarão agendamento para primeira e segunda via do RG e CNH; segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito, gratuita para cidadãos de baixa renda mediante comprovação de inscrição no Cadastro Único; emissão da segunda via do CPF; agendamento junto à Receita Federal; segunda via do título de eleitor; segunda via de contas de consumo, como água e luz; emissão da carteira de trabalho digital; atestado de antecedentes criminais; consultas ao SERASA; criação de conta no gov.br; cadastro no ID Jovem; registro de boletim de ocorrência; entrada no seguro-desemprego; elaboração de currículo; orientações migratórias; encaminhamento e acolhimento de denúncias; informações sobre o Procon; atendimento da Defensoria Pública; agendamento para renovação da CNH (com taxas pagas normalmente); agendamento junto ao INSS; emissão da CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista); carteira da Pessoa Idosa; cartão de estacionamento para idoso; certidão de execução criminal; certidão de distribuição cível e criminal; e regularização do título de eleitor, inclusive referentes a multas.