quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
☁️ 21°C

Quase 200 famílias de Queiroz precisam atualizar cadastro para manter benefício social

Plantão de atendimento será feito no sábado, das 7h às 11h, no Centro de Saúde (Foto: Governo Federal)

A Prefeitura de Queiroz anunciou que o dia 9 deste mês é a data limite para as quase 200 famílias que recebem o benefício Bolsa Família fazerem a atualização do cadastro no programa. Desde hoje, os dados já podem ser novamente lançados, com atendimento na unidade de saúde mais próxima do endereço do beneficiário. Quem não conseguir comparecer nos locais indicados, poderá aproveitar o plantão de atendimento, que será realizado no sábado (9), das 7h às 11h, no Centro de Saúde.

Entre os documentos obrigatórios, é preciso apresentar algum com foto do responsável pela unidade familiar e comprovante ou declaração de residência, além da identificação de todos os integrantes da família. A atualização cadastral é obrigatória para que famílias de baixa renda continuem recebendo o benefício e também para informações importantes que serão repassadas ao setor de saúde do município, como o acompanhamento de gestantes no pré-natal e a atualização da carteira de vacinação.

O público prioritário é composto por gestantes, mulheres em idade fértil entre 14 e 44 anos e crianças menores de 7 anos, que devem realizar o acompanhamento de saúde em uma unidade.

O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que exige a atualização periódica de informações de saúde e educação. O CadÚnico (Cadastro Único), que registra dados das famílias, é mantido pelas prefeituras e é fundamental para a operacionalização do programa. Ele funciona também como base para a concessão de outros benefícios sociais, incluindo o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Para ter acesso, os cidadãos devem estar inscritos e manter seus dados atualizados pelo menos a cada dois anos.

Leia também