quarta-feira, 4
de
dezembro
de
2024
☁️ 20°C

Queiroz tem eleitorado maior do que a quantidade de moradores

Mais eleitores do que moradores. Essa é a situação atual de Queiroz para o pleito que será realizado em outubro deste ano, quando é feito o cruzamento dos números divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com os dados do censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Atualmente, Queiroz tem 3.364 eleitores aptos a votar e 3.036 com a biometria realizada, segundo a Justiça Eleitoral. Já a população da cidade, de acordo com a última pesquisa realizada em 2022, pelo IBGE, é de 3.265 pessoas. Ou seja, quase 100 pessoas são moradoras de outra cidade, mas votam em Queiroz. Essa diferença fica um pouco menor, quando comparada com a população estimada em 2024, que atualmente é de 3.351 moradores.

Uma resolução de 2021, publicada pelo TSE, estabelece que o vínculo de um eleitor com a cidade que vota “pode ser afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha do município”. Por isso, nem sempre o domicílio eleitoral é o mesmo que o domicílio civil e alguns municípios desenvolvem características específicas que levam a essa situação, sem configurar necessariamente uma fraude. Ainda segundo a norma, uma revisão do eleitorado pode ser determinada apenas “caso haja denúncia fundamentada de fraude” no alistamento de zona ou município ou “em hipótese extra para análise”. 

Hoje o país tem 849 municípios com mais eleitores do que habitantes, ou 15,2% do total. Segundo o IBGE, a população estimada no Brasil é de 212,6 milhões de moradores. Já o TSE mostra que 155,9 milhões dessas pessoas são eleitores aptos para ir às urnas em outubro.

Leia também