Os preparativos para a grande Festa do Peão de Quintana estão na reta final e o evento deve levar à cidade grande público de toda a região, já que é um dos mais aguardados. No fim de semana, o prefeito Fernando Itapuã anunciou, em suas redes sociais, a obtenção do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) do recinto e confirmou os shows que vão ocorrer entre os dias 29 de novembro de 1º de dezembro.
Segundo Itapuã, no primeiro dia da festa se apresentam Jeann & Julio. Já no sábado, é a vez da dupla Antony & Gabriel animar o público. Encerram a programação no domingo, dia 1º de dezembro, Felipe & Rodrigo. “A festa é uma comemoração pelos 80 anos do município [lembrados em 30 de novembro]. Contará com shows imperdíveis, as melhores boiadas e grande premiação”, destaca.
Este ano, a Festa do Peão conta com uma novidade importante, já que a praça de alimentação será inteiramente voltada aos empreendedores do município, evidenciando o apoio ao comércio local. “Pequenos empreendedores e artesãos de Quintana terão a oportunidade de expor e vender seus produtos em um espaço dedicado especialmente a eles, o que permite que eles se conectem aos consumidores, recebendo retorno valioso”, ressalta a Secretaria de Comunicação.
O secretário da Promoção Social, Carlos Pereira, explica que os empreendedores que já participaram das cinco edições da tradicional “Feira Gourmet” agora terão a oportunidade de expor seus produtos em um evento com grande público. “Nas edições das feiras nos últimos quatro anos, muitos comerciantes conseguiram vender todos os seus produtos, gerando renda para as famílias e melhores condições financeiras para aqueles que estão começando seu negócio. Com o rodeio, nós esperamos um retorno financeiro quatro vezes maior para cada empreendedor local. Colocar pequenos empreendedores em um evento como o rodeio é uma iniciativa inédita, realizada pelo prefeito Fernando Itapuã, para que o recurso gerado fique no município, turbinando o orçamento das famílias. Ele [prefeito] não cobrou dos comerciantes pela praça de alimentação, ou seja, custo zero, dando oportunidade para as famílias melhorarem o orçamento e se estabelecerem no mercado de trabalho.”
Além dos benefícios econômicos, a participação dos pequenos empreendedores gera um sentimento de orgulho e união para a comunidade. “Há muito tempo que eu não trabalhava dentro do recinto. Graças ao prefeito este ano vamos trabalhar. O importante é que o dinheiro arrecadado na venda dos produtos permanecerá no município, fomentando o comércio local. Há muitos anos trabalhei na Festa do Peão pagando um absurdo para alugar a barraca. É a primeira vez sem pagar nada. Agradeço ao Fernando Itapuã e seus colaboradores”, diz Angela Maria Zompero, da barraca da Tia Angela.