Quintana é uma das cidades escolhidas para receber este mês a Unidade Móvel de Ciência e Tecnologia do Sesi-SP. A visita da carreta, que está estacionada na cidade desde o último dia 5, foi antecipada e permanece até sexta-feira (16) em frente à Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Pedro Sommerhauzer”, segundo informou ao O DIA a secretária municipal da Educação, Maria Angélica Braga. As visitas dos estudantes e a formação de professores ocorrem das 7h às 17h.
Segundo informações do Sesi-SP, as visitas da unidade móvel aos municípios paulistas têm como objetivo promover a disseminação do conhecimento científico e tecnológico por meio de práticas educacionais inovadoras. “Na primeira semana foram realizadas imersões com alunos do primeiro e segundo anos do ensino fundamental e a formação de professores no período da tarde. Nesta segunda semana, é a vez dos estudantes do terceiro ao quinto ano, que estão participando ainda de uma oficina de robótica, tendo sequência a formação dos docentes também”, destaca a secretária municipal.
O Sesi-SP ressalta ainda que o projeto de levar a carreta às cidades busca oferecer à comunidade a oportunidade de interagir, produzir e aprender, utilizando diferentes tecnologias digitais como ferramentas de ensino. “Por meio de experimentos práticos e interativos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática, a iniciativa tem como propósito despertar o interesse e o prazer em aprender, tanto em crianças, adolescentes e jovens, quanto nos educadores envolvidos. Essa abordagem integrada e mão na massa visa estimular a curiosidade, o pensamento crítico e a criatividade, proporcionando uma experiência educativa enriquecedora e relevante para todos os participantes”.
Nas oficinas, por exemplo, são utilizados kits de robótica educacional, softwares de programação e de simulação de circuitos eletrônicos, impressoras 3D, robôs humanoides, entre outros. Esta é a primeira vez que Quintana recebe a visita da unidade móvel. A cidade conta com o sistema de ensino do Sesi na educação infantil desde o ano passado. Este ano, ensino fundamental também passou a oferecê-lo.