A rede municipal de ensino de Oriente inicia, na próxima segunda-feira (2), o ano letivo de 2026. Cerca de 500 alunos, com idades entre seis meses, na Educação Infantil, e 10 anos, no Ensino Fundamental I, retornam às salas de aula nessa data.
Durante o período de férias, as unidades escolares passaram por reformas e adequações. Segundo o secretário municipal de Educação, Leonardo Marques Tezza, os serviços tiveram como foco a melhoria da estrutura para receber os estudantes. “Buscamos realizar reparos necessários para receber e acolher os estudantes. E uma novidade para este ano será a junção das duas escolas de Ensino Fundamental em uma só, a Emef Prof.ª Aparecida Lopes Ramos, que agora receberá os estudantes de 1º e 2º ano, fechando o ciclo dos Anos Iniciais. Além disso, essa escola inaugurará o sistema de catraca com reconhecimento facial dos estudantes na entrada e saída, uma novidade nas escolas públicas da região”, informou.
O secretário também ressaltou a importância da participação das famílias no acompanhamento do desenvolvimento escolar das crianças. “Mais informações serão passadas na primeira reunião de pais, que será realizada na primeira semana de aula, quando professores e gestão poderão se apresentar e comunicar às famílias como será o ano letivo.”
De acordo com Tezza, no início do ano letivo os professores da rede municipal também passarão por formações, conforme o calendário escolar de 2026. “Cursos devem ocorrer durante o Planejamento Escolar previsto para os dias 19 e 20 de fevereiro, após o carnaval.”