sábado, 9
de
novembro
de
2024
☁️ 17°C

Reeleição em Queiroz está dentro da maior taxa de permanência de prefeitos

A Prefeitura de Queiroz foi uma das 2.474 que teve reeleição em 2024 (Foto: Assessoria de Imprensa)

O prefeito reeleito em Queiroz, Walter Rodrigo da Silva, do PSD (Partido Social Democrático), vencedor das Eleições Municipais no dia 6 de outubro, com 2.135 dos votos válidos (77,58%), é um dos mais de 2 mil candidatos que conseguiram manter o mandato de forma consecutiva no Poder Executivo em 2024. O levantamento mostra que o pleito deste ano marcou a maior taxa de reeleição já registrada na história, desde a implementação, em 1997.

De acordo com a pesquisa feita pela CNM (Confederação Nacional de Municípios), a cada dez candidatos que tentaram a recolocação, oito obtiveram êxito (81%). Dos 3.006 que declararam concorrer à reeleição, 2.444 já obtiveram êxito, podendo ainda alcançar 2.474 após o julgamento da Justiça Eleitoral. “A queda de candidaturas aliada à alta taxa de reeleição sugere que a população não optou por mudanças significativas no comando das cidades”, destaca o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Historicamente, o percentual sempre esteve em torno de 60%, com exceção do ano de 2016, que ficou marcado por uma profunda crise política e econômica e apresentou uma taxa de sucesso de 49%. Quando se considera o total de candidatos eleitos e não somente os sujeitos à reeleição, o percentual de candidatos reeleitos foi de 44%. De acordo com os dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram 5.471 prefeitos eleitos, 46 eleitos sub judice, que é quando a Justiça determinará se o candidato poderá assumir o cargo, e 52 que ainda estão em disputa no segundo turno.

Além disso, o PSD, partido do prefeito reeleito em Queiroz, foi o que apresentou o maior percentual de sucesso nas disputas eleitorais em todo o país (51%). Isso equivale a dizer que, a cada duas candidaturas do partido, uma se sagrou vitoriosa. Os 5.471 candidatos eleitos até o momento são pertencentes a 24 partidos políticos diferentes.

Leia também