segunda-feira, 22
de
junho
de
2026
🌞 25°C

Santa Casa mantém assistência intensiva no limite após aumento de casos graves

Dois dias após informar que operava em capacidade máxima na assistência intensiva, a Santa Casa de Marília ainda mantinha, nesta segunda-feira (22), o cenário de alta ocupação. O comunicado original foi divulgado pela instituição na noite de sábado (20), em razão do aumento da demanda por atendimentos de alta complexidade.

Segundo o hospital, a sobrecarga atinge temporariamente a estrutura de assistência intensiva, área destinada ao atendimento de pacientes em estado mais grave ou que exigem acompanhamento contínuo e maior suporte das equipes de saúde. A instituição informou que a situação está relacionada, principalmente, ao agravamento de doenças comuns neste período de frio.

Entre os quadros citados pela Santa Casa estão infarto, AVC (acidente vascular cerebral), problemas vasculares e doenças respiratórias. Com a queda nas temperaturas, esse tipo de ocorrência tende a exigir maior atenção da rede hospitalar, especialmente quando envolve pacientes com condições clínicas mais delicadas.

No comunicado, a Santa Casa afirmou que as equipes médica, de enfermagem e multiprofissional permanecem mobilizadas para garantir a continuidade dos atendimentos. A instituição informou ainda que são realizados remanejamentos e outras medidas necessárias para manter a assistência com segurança, responsabilidade e qualidade.

O hospital também reforçou que os casos são reavaliados constantemente. De acordo com a instituição, as decisões assistenciais seguem critérios técnicos e levam em consideração a gravidade de cada paciente, o que orienta a organização dos atendimentos durante o período de maior demanda.

Inicialmente, a Santa Casa classificou a situação como pontual e informou expectativa de melhora em 24 a 48 horas. No entanto, até esta segunda-feira, o cenário de capacidade máxima na assistência intensiva ainda persistia.

A instituição pediu compreensão da população e afirmou que mantém o compromisso de comunicar a comunidade sobre a situação assistencial. O hospital também reforçou que as equipes seguem mobilizadas enquanto houver necessidade de reorganização interna para atender a demanda.

Leia também