Sebrae e Prefeitura querem a participação de produtores rurais para realização de feira

Município Agro premia cidades comprometidas com o desenvolvimento e boa práticas. (Foto: Secretaria da Cultura e Abastecimento de SP)

Começaram as avaliações dentro de mais uma edição do programa Município Agro, ciclo 2023/2024, com a participação de diversas cidades da região. Entre elas, Ubirajara, que vem se destacando no ranking paulista dos últimos anos. O município alcançou em recentes ciclos o 38º e o 30º lugar com os melhores resultados sustentáveis na produção rural, promovendo capacitação técnica e orientando sobre boas práticas no campo.

O Município Agro possui dez normas para quem decide participar: estrutura institucional; infraestrutura rural; produção e consumo sustentável; sanidade agropecuária; abastecimento e segurança alimentar; fortalecimento social do campo; meio ambiente, água e solo; ações de extensão rural; resiliência, mitigação e adaptação às mudanças climáticas; e interação campo-cidade.

Para conquistar uma boa classificação, Ubirajara é avaliada e recebe pontuação de acordo com as ações que promove. Por exemplo, a atual, em que o município, com apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), está à procura de pelo menos 16 produtores rurais que possam participar de uma feira, como cumprimento de uma das normas sobre agricultura familiar. Os interessados em receber capacitação antes da montagem do evento, devem procurar o posto local do Sebrae, na rua Professora Maria do Carmo Soares Corrêa Queiroz, 567, das 8h às 12h.Todos os municípios participantes têm a chance de receber premiação em dinheiro. Na atual edição, a Secretaria Estadual de Agricultura pretende repassar para os melhores colocados um total de R$ 5 milhões. A pasta também informou que deve realizar reuniões regionalizadas com as Prefeituras.

Leia também