A coleta de lixo em Marília enfrentou atrasos significativos devido à falta de pagamento para a empresa terceirizada, um problema herdado da gestão anterior, que resultou na falta de coleta de resíduos domésticos em vários bairros, prejudicando os moradores. Em resposta à situação crítica, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos anunciou, nesta quarta-feira (8), a normalização do serviço de coleta residencial. A solução envolveu o reforço das equipes do município e a normalização dos trabalhos da empresa contratada para o serviço.
O secretário de Serviços Urbanos, Mário Rui Moura, detalhou as ações realizadas para solucionar o problema. “Dobramos o turno de nossas equipes próprias, compostas por servidores concursados, além de ter dialogado com a empresa terceirizada para que o serviço para que o serviço voltasse a operar”, destacou. Moura também revelou que se reuniu com o presidente da empresa responsável pela coleta e cobrou providências para resolver a situação.
Os bairros Poliana, Firenze e Veneza, que estavam com atrasos na coleta, foram atendidos e seguem dentro do cronograma estabelecido. Com isso, a coleta de lixo foi regularizada em toda a cidade, informou a prefeitura.
O secretário fez um agradecimento à população pela compreensão durante o período de dificuldades. “Agradecemos a compreensão da população e, por determinação do prefeito Vinicius, intensificamos os esforços, vamos manter a vigilância para que o problema não volte a se repetir.”
Conforme reportagem do O DIA, relatório do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) de julho de 2023 apontou que Marília está entre as cidades paulistas que ainda mantêm pontos de descarte irregular de lixo.