quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
☁️ 22°C

Semana começa com altas temperaturas e risco de incêndio aumenta

Os primeiros dias da Primavera trazem novo alerta de onda de calor, decorrente da formação de uma massa de ar quente e seco na região central do país, que elevará os termômetros não apenas em São Paulo, mas também em Minas Gerais e partes das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Paraná. A capital de São Paulo pode registrar máximas de até 36°C, enquanto regiões do Interior, como Marília, podem alcançar até 40°C, previsão que se estende até a próxima quinta-feira (26).

O resultado das temperaturas acima da média e umidade reduzida, muitas vezes abaixo de 20%, no estado de São Paulo, fez a Defesa Civil emitir alerta colocando quase todas as regiões em situação de emergência, devido ao aumento do risco para novos focos de incêndio, sobretudo no Interior.

“A situação volta a preocupar com a tendência de vários dias consecutivos com umidade entre 20 e 12%, concentração de poluentes, pouco vento significativo, também, em relação à qualidade do ar, que pode ficar novamente comprometida no Estado, além disso, teremos pouco vento; as rajadas que podem acontecer de forma moderada, pode piorar e alastrar ainda mais os focos de incêndio sobre o norte e nordeste paulista”, informa a Climatempo.

Outro ponto de atenção é o comportamento dos motoristas nas rodovias. Levantamento divulgado pelo governo do Estado mostra números impressionantes de lixo recolhido nas pistas, fato que atrai animais – provocando acidentes -, entope galerias pluviais e oferece barreiras ao tráfego.

Além disso, neste período de estiagem extrema, os materiais jogados pelas janelas dos veículos, como bitucas de cigarro, representam um risco para princípios de incêndio, além de configurar crime previsto no Código Brasileiro de Trânsito. Na região de Marília, a Entrevias divulgou que recolheu 261,4 toneladas de materiais, em todo trecho concedido, cerca de 570 quilômetros, mostrando o desrespeito dos motoristas em relação ao meio ambiente. 

PREVISÃO DE CHUVA

A formação de uma nova frente fria, prevista a partir de sexta-feira (27), traz aumento da nebulosidade no Estado, com condições para fortes rajadas de vento, entre 40 e 60 km/h, e pancadas de chuva em todas as regiões, que podem vir acompanhadas por raios e quedas de granizo, alerta a Climatempo. As temperaturas caem, mas o tempo permanece abafado, com termômetros acima dos 30 °C em praticamente todo o Estado, com exceção da faixa litorânea.

Leia também