Servidores estaduais ativos, aposentados e pensionistas recebem reajuste de 6%

Funcionários das secretarias e autarquias estaduais, além da Procuradoria Geral e da Controladoria Geral vão receber reajuste salarial de 6%. Os novos valores estão valendo nos vencimentos do funcionalismo desde ontem (1º) e devem beneficiar mais de 684 mil servidores, entre quadros ativos, aposentados e pensionistas. Segundo o Governo de São Paulo, o impacto projetado com o aumento salarial é de R$ 1,4 bilhão. A partir de 2024, o custo projetado será de R$ 2,6 bilhões por ano, que deverá ser previsto na LOA (Lei Orçamentária Anual).
Durante a aprovação do projeto na Assembleia Legislativa, a proposta foi vista como positiva pela maioria dos parlamentares, devido à alíquota aplicada ser superior à inflação do ano anterior, calculada em 5,79% pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Já os deputados de oposição cobraram do Governo um reajuste no valor do auxílio-alimentação. Além disso, pediram para que seja ampliado o teto salarial que limita o recebimento desse benefício, alegando que, após o reajuste de 6%, alguns servidores perderão esse direito.
O aumento será aplicado a servidores de classes e carreiras de 17 áreas de atuação ou atribuição na administração paulista, de acordo com levantamento da Secretaria de Gestão e Governo Digital. Profissionais da ativa e aposentados das polícias civil, militar e técnico-científica não estão incluídos neste reajuste.

Leia também