Danilo da Saúde quer testes rápidos nos postos para diagnóstico ágil da dengue

Posto de saúde da rede básica; ideia é que unidades disponibilizem o teste rápido (Foto: Assessoria de Imprensa)

O vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSB), apresentou requerimento na Câmara, que retorna as sessões no dia 5 de fevereiro, solicitando que o prefeito Daniel Alonso (sem partido) disponibilize nas unidades da rede básica de saúde teste rápido para dengue. A proposta é que os postos e os prontos atendimentos ofereçam a testagem o mais breve possível, já que o número de casos aumenta a cada dia e o diagnóstico mais ágil colabora com as ações de combate e controle da doença.

Além disso, o parlamentar quer informações sobre a situação atual da transmissão da dengue, chikungunya e zika e a quantidade de casos confirmados e notificações suspeitas. Pede cópias do Plano Municipal de Contingência e o número do efetivo que atua diretamente na prevenção e no combate da dengue. “Também solicito dados sobre as medidas de controle, de educação e de mobilização social que estão sendo realizadas, além da estruturação da rede de saúde com situação atual dos insumos, medicamentos e leitos hospitalares disponíveis”, destaca Bigeschi.

O vereador cobra ainda o Executivo porque não foram convocados os agentes comunitários de saúde e de controle de endemias que aguardam em lista de aprovados em concurso público. “É preciso que expliquem isso, uma vez que não estão sendo atendidos os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que determinam o número de profissionais para atuação nestas áreas de acordo com a população do município. E é o ministério que repassa o recurso para o custeio destes trabalhos.”

Marília já registra neste ano 62 casos de dengue. No ano passado, foram 3.122 e cinco mortes por complicações da doença.

Leia também