Trabalhadores devem receber parcela dos lucros do FGTS ainda neste mês

A Caixa Econômica Federal tem até 31 de agosto para creditar a parcela dos lucros do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) repartida entre os cotistas. O dinheiro é distribuído proporcionalmente e tem cálculo referente ao saldo de cada conta em 31 de dezembro do ano anterior.

O governo federal sugere a distribuição de 65% do lucro recorde de R$ 23,4 bilhões de 2023. O percentual representa cerca de R$ 15,1 bilhões, que serão repassados aos trabalhadores formais, com carteira assinada. Até o fechamento desta edição, o Conselho Curador ainda não tinha definido o valor da parcela. Em 2023 e 2022, 99% do lucro foram distribuídos aos cotistas. Em 2021, 96% do resultado positivo foi partilhado.

Pela legislação, o FGTS rende 3% ao ano mais a taxa referencial. Recentemente, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que o fundo deverá ter correção mínima pelo Ipca (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), mas a correção não é retroativa sobre o estoque das contas e só vale a partir da publicação do resultado do julgamento.

O trabalhador pode verificar o saldo do fundo por meio de aplicativo, disponível para os aparelhos com sistema Android e iOS. Quem não puder fazer a consulta pela internet, deve ir a qualquer agência da Caixa e pedir o extrato no balcão de atendimento. Em Marília, uma das principais agências da instituição bancária fica na avenida das Indústrias, 500, no bairro Palmital, bem próximo ao Centro. O banco também envia o extrato do FGTS em papel a cada dois meses, no endereço cadastrado. Quem mudou de residência também deve procurar uma agência da Caixa ou ligar para o número 0800-726-0101 e atualizar cadastro.

Leia também