sexta-feira, 11
de
julho
de
2025
🌞 15°C

Transporte coletivo: Câmara cogita CPI e empresa obtém financiamento de R$ 17 milhões

Vereadores de Marília voltam a debater o descaso do transporte coletivo - Foto: Divulgação

A última sessão camarária do dia 16 de junho voltou a discutir a atual situação do transporte coletivo na cidade. Os vereadores Professor Galdino da Unimar (Cidadania) e Mauro Cruz (Solidariedade) sugeriram a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar o contrato de concessão e os serviços prestados pelas empresas Grande Marília e Viação Sorriso.

A discussão aconteceu após a aprovação do requerimento nº 1.246/2025, de autoria de Mauro Cruz. O parlamentar solicitou à empresa de ônibus Grande Marília que disponibilize mais horários durante os períodos da manhã e da tarde no bairro Campina Verde, na zona Norte da cidade.

“Os moradores contam com dois horários do transporte coletivo no período da manhã (6h e 7h) e à tarde somente um horário (17h). Os usuários ficam das 8h da manhã até as 17h sem nenhuma linha de ônibus para se deslocarem do bairro até o Centro e vice-versa. Nossa sugestão é para que a empresa inclua o ônibus que faz a linha do Jardim Julieta durante o dia – que possui vários horários – dentro do itinerário do Campina Verde. São bairros próximos”, argumentou o vereador.

Na sequência, o vereador Galdino, que também solicitou melhorias na qualidade do transporte coletivo em sessões anteriores, manifestou apoio ao requerimento de Mauro e sugeriu a abertura de um processo investigativo. “O presidente Danilo da Saúde já apontou irregularidades nos serviços prestados por essas empresas, assim como outros vereadores. Devemos apurar o contrato e verificar se todas as obrigações estão sendo cumpridas”, destacou.

Apesar da sugestão ter tido apoio de alguns parlamentares, o vereador Agente Federal Junior Féfin (União) considerou que o momento não é oportuno, visto que o tempo de contrato com as empresas termina em dezembro deste ano. “Agora temos que fiscalizar e acompanhar as diretrizes para o novo edital”, disse.

RECURSOS /Enquanto o futuro do contrato do transporte coletivo segue em debate na Câmara, o setor recebeu uma novidade relevante esta semana. Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 18 de junho portaria do Ministério das Cidades, que divulga a seleção de proposta apresentada pela Viação Sorriso de Marília no Programa Novo PAC – Mobilidade Urbana, subeixo Renovação de Frota. O documento autoriza financiamento no valor de R$ 17.887.508,20, por meio do Banco Mercedes Benz, destinado à aquisição de novos ônibus para o transporte público urbano no município.

Leia também