quinta-feira, 18
de
dezembro
de
2025
⛅ 16°C

Ubirajara alcança 2º melhor índice de resiliência e é premiada pelo Estado

Prefeita Leila recebeu prêmio diretamente de Tarcísio. Foto: Paulo Guereta/Governo de SP

Ubirajara foi reconhecida pelo Estado como Município Resiliente 2025 na categoria “Evolução da Resiliência”, alcançando o segundo melhor índice entre as cidades participantes. A administração foi representada pela prefeita Leila Alvim, que recebeu o prêmio diretamente das mãos do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante cerimônia de lançamento da Operação SP Sempre Alerta – Chuvas 2025/2026, em 1º de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes.

Criado em 2019, o programa da Defesa Civil do Estado certifica as prefeituras que se destacam em ações de redução de riscos e desastres, investindo em planejamento, estrutura e integração com a Defesa Civil, garantindo respostas mais eficientes em períodos de chuva e outros eventos climáticos. O objetivo é incentivar essas novas práticas, além de promover acesso prioritário a recursos estaduais.

“Esse resultado representa um importante reconhecimento do trabalho da nossa gestão, que tem se dedicado a implementar práticas modernas, responsáveis e eficientes para melhorar continuamente o nosso município”, publicou Leila Alvim em suas redes sociais.

A nota das administrações é calculada com base em indicadores do IEG-M (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) do Programa Município Verde Azul, e da campanha “Construindo Cidades Resilientes”, da ONU (Organização das Nações Unidas). Também foram reconhecidas as administrações de Euclides da Cunha, Castilho, Guaimbê, Andradina e Jeriquara.

“Essa conquista demonstra que o empenho de toda a equipe está gerando resultados concretos e que seguimos firmes na construção de um município mais eficiente, resiliente e comprometido com o bem-estar da nossa população”, complementa a prefeita.

Além do governador do Estado, a solenidade contou com a presença do coronel Henguel Ricardo Pereira, secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado. Durante o evento, foram apresentadas novidades no sistema estadual de monitoramento e anunciadas entregas de equipamentos, caminhões-pipa, convênios e materiais que serão usados nas campanhas de prevenção.

Leia também