quinta-feira, 4
de
dezembro
de
2025
☁️ 18°C

UBS São Judas Tadeu será reformada com investimento de R$ 586 mil

A Prefeitura de Marília autorizou nesta terça-feira (2) a reforma e revitalização da UBS São Judas Tadeu, na zona Norte. O investimento será de R$ 586.884,54. A unidade, localizada na rua Ribeirão Preto, 510, é a 18ª obra anunciada na área da saúde em menos de um ano de governo. Dez delas já foram concluídas.

A intervenção prevê substituição total da cobertura, troca de telhas, modernização da parte elétrica com luminárias e projetores em LED, renovação dos acabamentos internos e externos, reforço estrutural e adequações de acessibilidade, incluindo novo sanitário PNE (Portadores de Necessidades Especiais) e instalação de lavatórios e cubas clínicas.

A assinatura reuniu o prefeito Vinicius Camarinha, a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, o presidente da Câmara, vereador Danilo da Saúde, e o secretário de Infraestrutura, Johnny Mota Pereira.

Vinicius destacou o ritmo das obras. “Em menos de um ano, autorizamos 18 intervenções só na saúde, dez já concluídas. Encontramos unidades em situação precária e estamos recuperando a estrutura com recursos federais e estaduais. A saúde é prioridade”, afirmou.

A secretária Paloma ressaltou o impacto para usuários e servidores. “Vamos oferecer acolhimento, segurança, dignidade e total acessibilidade. Era uma demanda antiga da comunidade.”

Moradores e profissionais da UBS comemoraram a autorização. A enfermeira Raulina Araújo Moreira, que atua na unidade desde 2021, disse que a reforma era urgente: “Fomos atendidos e só temos a agradecer”. A paciente Esmeralda Romo Ferrari, moradora do bairro há mais de 40 anos, também elogiou a iniciativa.

O presidente da Câmara, Danilo da Saúde, afirmou que a estrutura da unidade refletia “o abandono encontrado nos postos”, mas disse que a gestão atual vive “um novo tempo”.

A UBS São Judas Tadeu atende cerca de 4 mil pessoas e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. A unidade oferece atendimento médico, odontológico, psicológico, nutricional, fisioterapia, pré-natal, puericultura, imunização, curativos, saúde da mulher e teste do pezinho.

A equipe é formada por três enfermeiras, além de 15 técnicos de enfermagem, um ginecologista, um pediatra, dois clínicos, uma psicóloga, equipe e-multi, oito agentes comunitários de saúde, dois agentes de controle de endemias, dois dentistas, duas auxiliares de saúde bucal e um auxiliar de serviços gerais.

A unidade também atende moradores dos bairros Palmital, São Paulo, Parque das Acácias, Maria Paula, Jardim dos Lírios, Mariana, Francisco de Abreu Fernandes, Somenzari e Canaã.

Leia também