A Prefeitura de Vera Cruz, por meio da Diretoria Municipal de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (20), nebulização para combater o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. Serviço, que começou pela região Sul da cidade, será realizado até o dia 31 desse mês. Agentes comunitários e de endemias auxiliarão no trabalho.
No primeiro dia de trabalho, a nebulização foi iniciada na avenida Paulista, em frente ao Polo da Dengue, e seguiu até a rua João Sereno. Na sexta-feira (21), o trabalho continuou pela rua Everaldo Marquioni até a caixa d’água da região Sul, próxima à empresa de pallets.
Na próxima semana, os agentes de saúde darão continuidade à nebulização, com retorno na segunda-feira (24) pela avenida Manoel Thomaz. Depois a ação passará pela rua José Bonifácio, sequência da avenida Paulista e rua 13 de Maio.Na terça-feira (25), trabalho segue o cronograma pela rua Aurélio Luiz de Oliveira até a rua Floriano Peixoto. Já na quarta-feira (26), nebulização será feita na continuação da rua Floriano Peixoto até a rua Beijamin Fraganello. Na quinta-feira (27), a operação ocorrerá da Casa da Vovó até a rua Carmelo Tozoni. Na sexta-feira (28), será a vez da rua Carmelo Tozoni até a rua 15 de Novembro. Finalmente, na segunda-feira (31), o trabalho será concluído da rua 15 de Novembro até a rua Alderico Barbieri, além da rua Martin Afonso até a Oficina Rossy Car.
A operação também incluirá chácaras no perímetro urbano, garantindo uma cobertura ampla em todo o município.
Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Vitor Barros, estimativa para esse ano é que aproximadamente 3 mil residências sejam atendidas. “Nossos agentes estarão visitando as casas previamente para realizar o trabalho de preparação, garantindo maior eficiência na nebulização. Pedimos à população que os receba e colabore para eliminarmos os criadouros do mosquito”, ressaltou Barros.
A diretora de Saúde, Adriana Ramires, destaca a necessidade de colaboração dos moradores, especialmente daqueles que trabalham durante o dia. “Temos um cronograma a seguir, e ele está disponível nas redes sociais da prefeitura e no site oficial. Quem puder, pode deixar a chave da casa com um vizinho ou parente para garantir a aplicação do inseticida e ampliar a proteção contra o mosquito”, orientou.
Moradora há 47 anos da região Sul de Vera Cruz, a senhora Mariana Diva, de 84 anos, elogiou a iniciativa para o combate ao Aedes aegypti. “Essa ação está de parabéns, pois a prefeitura está fazendo de tudo para proteger a todos. Os agentes sempre estão prontos para ajudar e auxiliar, além de que ainda ganhamos um excelente posto de saúde”, destacou.
Além da nebulização, o município já adotou outras medidas para conter o avanço da doença, como o funcionamento do Polo da Dengue, a realização de mutirões de limpeza – ainda em vigência – e a disponibilização da vacina contra a dengue.
Atualmente, Vera Cruz contabiliza 255 casos confirmados de dengue, 195 casos negativos e 249 suspeitos. O município segue monitorando dois óbitos que estão sob investigação.