Vereador cobra construção de USF e informações sobre recursos do PAC em Marília

USF Figueirinha, onde atendimento da população dos bairros é feito atualmente. Foto: Assessoria de Imprensa

Requerimento aprovado pelo Legislativo, de autoria do vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), cobra do prefeito Daniel Alonso (PL) a construção de USF (Unidade de Saúde da Família) no Altos do Palmital, já que a região apresentou grande aumento populacional nos últimos anos, com bairros adjacentes, como o Jardim Nazareth, e condomínios, que concentram mais de dois mil imóveis e aproximadamente 6,3 mil moradores. Atualmente, toda esta população é atendida no posto de saúde do bairro Figueirinha.

“Isso gera uma sobrecarga e impossibilita que a equipe de saúde ofereça cuidado integral. São vários os pedidos dos moradores, que inclusive coletaram abaixo-assinado endereçado ao prefeito. A construção é uma necessidade urgente para o acolhimento dos usuários da rede básica de saúde desses bairros”, destaca o vereador.

Ele comenta que já há uma área pública ideal para a construção da USF, que fica na rua Miguel Molinari. Além de solicitar que a prefeitura faça a obra e entregue a unidade, Danilo da Saúde quer saber por que não foram executadas reformas e ampliações anteriormente cadastradas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Saúde, do governo federal, e que já contavam com recursos liberados e solicita o envio de cópias de todos os projetos apresentados para destinação de verbas.

“Recentemente, encerrou-se o prazo dos municípios para cadastramento de pedidos de recursos do PAC Saúde, do Ministério da Saúde, por isso solicitei que sejam encaminhadas as cópias dos que foram protocolados. Havia recursos fundo a fundo disponíveis para diversos equipamentos de saúde, como unidades básicas e odontológica móvel, centrais de regulação de ambulâncias, Caps [Centro de Atenção Psicossocial], maternidades, policlínicas, centros especializados em reabilitação, entre outros”, explica.

O vereador pede ainda que seja dada ciência ao Comus (Conselho Municipal da Saúde) e quer informações sobre números de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs que restam no processo de transição dos postos.

Leia também