Acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Unimar (Universidade de Marília) se destacam nacionalmente com projetos inovadores na área de Tecnologia da Informação e garantiram bolsas do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Dois alunos foram contemplados pelo Pibit (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) e um pelo Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica).
De acordo com o coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Unimar, Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, essa conquista reforça a posição da Unimar como referência em pesquisa científica. “Os projetos desenvolvidos pelos bolsistas são de grande relevância e contribuem para o avanço do conhecimento científico e a aplicação de novas tecnologias em diferentes setores da indústria”, explica.
Entre os três projetos, está o da acadêmica Leticia Alves de Pontes. Ela conquistou a bolsa Pibit com o projeto “Estudo de Computadores em uma Única Placa”, sob orientação do Prof. Dr. Cesar Giacomini Penteado, que tem como objetivo investigar as possibilidades de utilização de computadores de placa única (Single Board Computers – SBC), como o Raspberry Pi, em soluções tecnológicas acessíveis e inovadoras.
Outro destaque é para o projeto “Estudo dos Dispositivos Microcontroladores ESP32 e ESP32-CAM”, cujo intuito é explorar as capacidades desses microcontroladores de baixo custo, especialmente na área de IoT (Internet das Coisas), e sua aplicação em diversas indústrias. O estudo é realizado pelo acadêmico Murilo Silva Rego, também bolsista Pibit, e também sob orientação do Prof. Dr. Cesar Giacomini Penteado.
No campo da pesquisa científica, o aluno João Pedro Fusco, sob a orientação do Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, conquistou a bolsa Pibic com o projeto “Large Language Model no Ambiente Industrial”, que investiga como modelos de linguagem, semelhantes ao ChatGPT, podem ser aplicados para otimizar processos industriais e automatizar o gerenciamento de informações, trazendo inovações ao setor.
Ainda segundo Caio, a concessão das bolsas reflete a qualidade dos projetos e a dedicação dos acadêmicos. “É gratificante vê-los se destacarem em pesquisas de ponta. A Unimar tem um ensino alinhado às inovações tecnológicas, o que permite preparar futuros profissionais para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e do mundo acadêmico. Esses projetos não só geram conhecimento, mas também impactam a sociedade com soluções tecnológicas práticas e inovadoras”, ressalta.
A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, também destaca a importância dos projetos para o fortalecimento da pesquisa na instituição. “A Unimar tem uma missão clara de fomentar a pesquisa científica e tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento de soluções que beneficiam a comunidade e a indústria. A presença de alunos bolsistas de agências de fomento é um reconhecimento da qualidade dos nossos programas de pesquisa e do compromisso dos nossos professores e alunos com a inovação”, diz.
VESTIBULAR 2025 /Com 68 anos de tradição, a Universidade de Marília segue comprometida em promover o crescimento pessoal e profissional dos acadêmicos, oferecendo cursos de alta qualidade, infraestrutura moderna e um corpo docente de destaque.
Para o processo seletivo de 2025, as inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de outubro e devem ser feitas pelo site www.unimar.br/vestibular, com taxa de R$30, ou R$200 para o curso de Medicina. A prova será realizada no dia 20 de outubro, às 8h30, no campus da universidade.