A Câmara de Marília promove, na próxima quarta-feira (17), audiência pública sobre o uso da cannabis medicinal. Iniciativa para a realização do importante debate é do vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), que teve requerimento aprovado em dezembro do ano passado solicitando que o encontro ocorresse ainda no primeiro semestre de 2024. A audiência terá início às 19h e duração de duas horas, no plenário do Legislativo mariliense.
Conforme o vereador, estudos mostram que o uso da cannabis medicinal tem eficácia comprovada no tratamento de diversas enfermidades e transtornos, como o câncer, paralisia cerebral, epilepsia, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, entre outros. A ideia é que, com a audiência, abra-se um espaço para o debate com a sociedade sobre a utilização desta opção terapêutica em tratamentos.
“O desafio principal hoje é a melhoria do acesso a essa opção terapêutica aos pacientes do SUS [Sistema Único de Saúde]. As famílias de baixa renda, por exemplo, só conseguem ter acesso por meio de ações judiciais. Somente no ano passado, o governo estadual gastou R$ 30 milhões para o cumprimento de ordens judiciais para o fornecimento do medicamento à base da cannabis medicinal”, ressalta Danilo da Saúde.
Além de ampliar o conhecimento, divulgar e debater informações atualizadas sobre o tema, a audiência pública tem como proposta apresentar trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no município. “Marília é pioneira nesta temática, através do relevante serviço prestado por associações e entidades compostas por mães de crianças especiais”, conclui o vereador. Uma dessas associações é a Maria Flor, que tem feito diferença na vida de milhares de portadores de patologias e seus familiares.