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Correios de Marília recebem pedidos de benefício por incapacidade temporária

INSS de Marília; os atendimentos continuarão nas centrais de atendimento do Instituto (Foto: Google)

Os moradores de Marília e região que precisam pedir ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) o benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença, já podem fazer essa solicitação também na agência dos Correios. Na cidade, esse serviço está disponível na unidade do Centro, que fica na avenida Sampaio Vidal, 1.029.

No primeiro semestre do ano, essa parceria funcionou como projeto piloto em duas cidades do Nordeste: Fortaleza e Aracaju. Ao todo, 11 agências da estatal participaram do teste. Agora, essa medida foi ampliada para quase 2,6 mil unidades dos Correios, entre elas a de Marília. Futuramente poderá funcionar em 7 mil locais.

No atendimento, um funcionário dos Correios poderá auxiliar no requerimento via Atestmed, que é o serviço on-line do INSS, sem passar pela perícia médica presencial. Ele digitalizará o atestado médico e documentos para enviar pelo aplicativo ou site do Instituto. Há também a possibilidade de que o segurado inicie o processo pela Central 135 do INSS e finalize a solicitação na agência da estatal. O objetivo é agilizar as concessões do auxílio aos segurados com necessidade de até 180 dias de afastamento do trabalho. Atualmente, o tempo médio de análise dos pedidos é de 15 dias.

Para solicitar o benefício por incapacidade temporária, o segurado tem que preencher os seguintes requisitos: contribuir para a Previdência Social, cumprir carência (mínimo de 12 meses de contribuição antes do afastamento) e apresentar atestado médico que comprove a necessidade de afastamento do trabalho por mais de 15 dias. O INSS alerta que o atestado ou relatório médico deve ser legível e sem rasuras e conter o CID (Código Internacional de Doenças). Caso seja detectada alguma inconformidade nos documentos, o caso será encaminhado à perícia médica presencial.

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