quinta-feira, 4
de
dezembro
de
2025
☁️ 18°C

Comércio de Marília inicia horário especial de Natal a partir de sexta-feira

Lojas do comércio de Marília se preparam para o funcionamento até as 22h a partir de sexta-feira (5) - Foto: Acim/Divulgação

O comércio de Marília inicia nesta sexta-feira (5) o tradicional horário especial de fim de ano. As lojas passam a abrir todas as noites até as 22h, período considerado o mais importante para as vendas natalinas. O calendário, divulgado com antecedência pela Acim (Associação Comercial e de Inovação de Marília), auxilia os lojistas na preparação para o momento de maior movimento do varejo. “Esperamos o ano todo para este momento”, afirmou o presidente da entidade, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que projeta crescimento próximo de 10% em relação a 2024.

Segundo o superintendente da associação, José Augusto Gomes, os três primeiros sábados do mês — dias 6, 13 e 20 — terão funcionamento até as 17h. Na segunda-feira (8), feriado municipal da Imaculada Conceição, as lojas também abrem até as 17h. Outros três dias seguirão esse horário estendido: domingo (21), véspera de Natal (24) e véspera de Ano-Novo (31). “Isso quer dizer que, no mês todo, serão sete dias com funcionamento das 9h às 13h”, destacou Gomes, citando o calendário distribuído pela entidade desde o ano passado.

O calendário ainda prevê horários diferenciados em duas sextas-feiras: dia 26 de dezembro e dia 2 de janeiro, quando o funcionamento será meio período, das 12h às 18h. Já nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro o comércio permanecerá fechado, conforme determinação nacional. “Nos demais feriados do ano, as lojas podem abrir, desde que respeitem a convenção coletiva de trabalho”, explicou o superintendente.

Dezembro terá apenas quatro dias de expediente normal — 1º, 2, 3 e 4 — além de três domingos (7, 14 e 28) e um sábado (27), que também mantêm horários regulares. Todos os demais dias terão funcionamento especial. A associação reforça a importância de os lojistas divulgarem o calendário aos consumidores. “Neste período, as lojas dos corredores comerciais, galerias, shoppings e supermercados funcionam no mesmo horário”, lembrou Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que defende a regulamentação municipal da Lei da Liberdade Econômica para ampliar a autonomia dos comerciantes.

Leia também