domingo, 19
de
janeiro
de
2025
⛅ 25°C

Comtur anuncia Pesquisa Anual de Percepção do Turismo com prazo até fevereiro

comtur realiza pesquisa
As atrações turísticas em Marília e o desenvolvimento de novos projetos são impulsionados pelo resultado da Pesquisa Anual de Percepção do Turismo - Foto: Divulgação

Marília ocupa a 17ª posição no ranking do MIT (Município de Interesse Turístico) em um universo de 140 cidades ranqueadas. Desde o reconhecimento com o título de MIT em 2019, o município já conquistou R$ 2,3 milhões de recursos para investimento específico no turismo local, segundo dados da prefeitura. Em 2022, o Plano Diretor de Turismo foi revisado e os recursos foram destinados para a reforma e incremento do Museu de Paleontologia, intervenções no Bosque Municipal, criação do Circuito de Bikes e Trilhas e o Parque do Vale dos Dinossauros, entre outras propostas.

Dando sequência ao trabalho de fomento ao turismo, o Comtur (Conselho Municipal do Turismo) convoca os marilienses a responderem à 5ª edição da Pesquisa Anual de Percepção do Turismo: Impacto e Valorização do Setor Local, uma ferramenta para entender como o setor é visto pelos próprios moradores. Coordenada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, essa pesquisa pode ser respondida de forma simples e online.

“A pesquisa é fundamental para que possamos entender melhor o papel do turismo nas comunidades locais e como ele pode ser mais valorizado e impulsionado”, explica o presidente do Conselho Municipal do Turismo, Ivan Evangelista Júnior. A quantidade de respostas obtidas contribui para a pontuação no ranqueamento das cidades que são MIT. “O tom é informativo e engajador, para atrair a atenção da comunidade e estimular a participação”, avalia.

Neste ano, a pesquisa estará disponível até o dia 9 de fevereiro de 2025 no endereço https://bit.ly/pesquisa2024percepcao. Cidades com mais de 200 respostas terão seus resultados apresentados de forma individualizada, enquanto os municípios que não atingirem ao índice poderão acessar os dados das Regiões Turísticas e Administrativas, agregados com outras localidades.

Leia também