quinta-feira, 21
de
novembro
de
2024
☁️ 20°C

Contratada empresa para sondagem de solo de nova UBS na zona Norte

A construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) da região Norte segue os trâmites com a contratação, de forma direta com dispensa de licitação, de empresa para a realização de sondagem de solo da área onde ela será instalada. Apesar de ser chamada de UBS Famema, a unidade ficará instalada no bairro Parque das Nações, na avenida Eliezer Rocha com a rua José Andôzia. O Ministério da Saúde publicou em maio portaria autorizando R$ 2,7 milhões para a construção.

Segundo publicação no Domm (Diário Oficial do Município de Marília), para a realização da sondagem foi contratada a empresa Engetriz Engenharia de Fundação Ltda. Além da área da UBS, será feita a sondagem onde será construído o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) infantil, que ficará na rua Doutor Victor Gianvechio. Neste caso, o ministério irá disponibilizar quase R$ 2,5 milhões. 

No aviso de dispensa da licitação, a Secretaria da Saúde informa que o prazo para a execução da sondagem é de dez dias contados do recebimento da ordem de serviço, podendo ser prorrogado desde que justificado e autorizado pela Administração. A prefeitura foi questionada se os serviços já tiveram início, mas não respondeu até o fechamento desta matéria.

A nova UBS da região Norte será de porte três e faz parte do Novo PAC Saúde (Programa de Aceleração do Crescimento). O tipo de instrumento de repasse para a construção é a transferência fundo a fundo e o município deverá informar periodicamente a situação de execução no Sismob (Sistema de Monitoramento de Obras). A Saúde de Marília enviou ao governo federal sete projetos para obtenção de recursos do Novo PAC. 

Os critérios de seleção para as novas UBSs foram maior vulnerabilidade socioeconômica do município, maiores vazios assistenciais na atenção primária, menores índices de cobertura de ESF (Estratégia de Saúde da Família) e adesão ao projeto arquitetônico de referência do Ministério da Saúde.

 

Leia também